Os aparelhos dentários são dispositivos indispensáveis para fazer a correção da posição dos dentes e melhorar a estrutura da arcada dentária. Nesse caso, eles não têm apenas funções estéticas como muitas pessoas imaginam, mas também uma grande capacidade funcional.

Na medida que o aparelho é usado pelas pessoas ele pode favorecer o posicionamento dos dentes e proporcionar resultados que vão além da estética, como por exemplo, ajudar a corrigir a mordida, reduzir dores de cabeça provocadas pela tensão muscular da região bucal e até mesmo facilitar a dicção e respiração daqueles com alterações nos dentes e bases ósseas.

Com isso é importante que as pessoas observem a sua saúde bucal e tentem identificar se há sinais que poderiam indicar a necessidade de elas iniciarem um tratamento ortodôntico.

Confira abaixo os principais sinais que indicam a necessidade de uso dos aparelhos dentários.

Melhore o seu sorriso com os aparelhos dentários

Existem muitas pessoas que temem os aparelhos dentários por acreditarem que o seu uso é dolorido e a estética não ser uma das melhores. Contudo, a ortodontia evolui muito nos últimos anos e com isso é possível usar os aparelhos sem qualquer desconforto físico e estético.

Hoje em dia existem diversos tipos de aparelhos dentários como os fixos, móveis, fixos estéticos e outros que conforme são escolhidos passam a ser moldados de acordo com a arcada dentária do paciente. Nesse caso, os atritos desse dispositivo com os dentes acabam sendo reduzidos ao máximo para garantir o conforto das pessoas.
A verdade é que esses aparelhos dentários são indispensáveis mesmo quando não confortáveis, portanto, é necessário deixar o medo de lado e observar o seu sorriso para identificar se existem sinais de que precisa realizar um tratamento ortodôntico.

Esses sinais podem estar explícitos na maneira como os dentes estão posicionados ou na forma como o sorriso é composto, mas se ainda há dúvidas em relação a necessidade de você usar ou não um aparelho ortodôntico veja alguns sinais que devem ser considerados:

1. Problemas com a mordida

Ter a mordida aberta, cruzada ou profunda é um indicativo de que você precisa procurar pela orientação de ortodontista e iniciar o uso do aparelho dentário visando a solução do problema.

A mordida errada pode afetar a sua saúde bucal de diferentes formas e por isso ela não deve ser negligenciada. Além disso ela também causa problemas mais amplos que exigem cuidados específicos como a dificuldade de mastigação, a má dicção e inclusive problemas no processo digestivo. Também existem casos em que o paciente tem dores na cabeça e no maxilar. Portanto, observe a sua mordida para identificar se a sua arcada está bem posicionada.

2. Dentes desalinhados

O desalinhamento dos dentes é um dos fatores que mais levam as pessoas a procurem o tratamento ortodôntico e, de certo modo, é algo fácil de ser notado, pois basta você analisar o seu sorriso e identificar se os dentes estão bem posicionados e alinhados.

É claro que esse tipo de análise deve ser feito por um profissional capacitado que irá observar se realmente há necessidade de iniciar um tratamento com aparelhos dentários ou não, mas você também pode analisar de forma superficial para que depois agende uma consulta inicial.

Portanto, analise o seu sorriso, veja se os dentes estão desalinhados e se há outros problemas que saltem aos seus olhos demonstrando a necessidade de iniciar um tratamento.

3. Dentes afastados/separados

Para algumas pessoas os dentes separados ou afastados é um charme, mas na verdade isso indica que há um problema na arcada dentária que precisa ser analisado por um profissional a fim de iniciar um tratamento que além de melhorar a sua estética, potencializa suas funções.

Existem pessoas que possuem os dois dentes superiores afastados e para frente, enquanto outras acabam tendo essa separação em outros locais da arcada indicando ainda mais a necessidade de usar aparelhos dentários para corrigir os espaços e posição dos dentes.Com isso observe se há espaços entre os seus dentes superiores e inferiores, mesmo que pequenos. Em caso positivo é necessário procurar por ajuda de um ortodontista.

Outros problemas como a dificuldade para falar ou problemas de dicção, dores na mandíbula, perda de dente permanente e desproporção no tamanho da maxila e mandíbula também são indicativos de que é preciso realizar um tratamento ortodôntico com aparelhos dentários. Nesse caso, observe com atenção o seu sorriso e agende uma consulta ao notar anomalias.

Agende a sua consulta em nosso consultório odontológico no ES

É importante ressaltar que as consultas com o Dr. Jefferson e outros profissionais de ortodontia do nosso consultório não são voltadas apenas ao tratamento com aparelhos dentários e sim a todas as etapas e necessidades da ortodontia que envolvem inclusive a prevenção.

Sendo assim, agende uma consulta em nosso consultório e faça uma higienização dos dentes, inicie tratamentos de prevenção ou de correções e outros que favorecem a sua saúde bucal.