Dor de cabeça é um assunto que está presente na rotina da grande maioria das pessoas, porém, o que muitas não sabem é que esse incômodo constante pode ter relação a disfunção de ATM. Conhecida também como disfunção temporomandibular, acomete a ATM, articulação localizada ao lado dos ouvidos, responsável por ligar a mandíbula e o osso temporal do crânio.

Considerada uma região super flexível que permite a mastigação e a fala, quando o paciente sofre de problemas de ATM, pode apresentar dores na musculatura da mastigação, envolvendo os músculos mais comuns, como pterigoideo, masseter e temporal.

De modo geral, a ATM pode ser confundida com enxaquecas, já que ocasiona fortes dores de cabeça, além da sensação de desencaixe na mandíbula, desconforto na hora de bocejar e ao mastigar. As causas da ATM podem estar relacionadas desde fatores emocionais, estresse, tensão, ansiedade ou até mesmo questões físicas, como uma pancada na região ou problemas na arcada dentária.

Além de problemas com bruxismo, mastigação incorreta, más oclusões dentárias, trauma na região, lesões no maxilar, problemas na arcada dentária, como dentes tortos ou perda de elementos dentários ou ainda maus hábitos, como roer unhas, morder os lábios e outros.

Saiba verificar os sintomas de ATM

Dor de cabeça e na face

Dentre os sintomas de ATM podemos destacar a dor de cabeça e face, embora não haja um local específico da face para o aparecimento da dor, em geral, a dor geralmente surge próxima ao ouvido, podendo ser nas têmporas ou parte frontal da cabeça.

Essa dor acontece devido ao desgaste muscular, porém, pode ser muito bem confundida com enxaqueca, por conta das pontadas.

Dor nos ombros e pescoço

Outro sinal de disfunção de ATM está associado a dores nos ombros e pescoço, isso acontece, em função da proximidade muscular. Geralmente, esse tipo de sintoma é mais difícil de surgir, mas ocorre principalmente quando está associado a tensão e dores de cabeça.

Dor e zumbido no ouvido

O problema da disfunção de ATM pode ainda se manifestar também na forma de dores de ouvido, zumbido e pressão atrás dos olhos. Normalmente esses sintomas acontecem quando o problema envolve o líquido ou o disco da articulação.

Isso acontece, devido à proximidade entre os dentes e o ouvido, a má oclusão dentária gera um problema mandibular que se reflete no ouvido.

Incômodo e estalo ao abrir a boca

Incômodos e estalos ao abrir a boca são considerados um dos sintomas mais comuns associados a disfunção de ATM. Tais problemas podem ocorrer quando a pessoa abrir e fechar a boca, como ao bocejar, ou ainda em caso de algum desencaixe entre a arcada superior e inferior.

Apesar do paciente muitas vezes não sentir dores, pode perceber estalos e chiados, o que torna a mordida incômoda e a mastigação desconfortável. Esses incômodos, normalmente, estão associados a disfunções do disco de cartilagem, na qual o desgaste ou deslocamento faz com que os ossos da mandíbula e cabeça entrem em atrito, provocando estalos.

Inchaço

Em alguns casos podem surgir inchaço, pois também é um sintoma característico da ATM. Causado pela hipertrofia do músculo, sendo evidente quando é afetado o masseter, nome dado ao músculo que encobre a lateral da mandíbula e as bochechas.

No geral, o inchaço aparece sem motivo e está ligado a dores na mastigação ou ao abrir a boca. Portanto, nesse tipo de situação, o paciente deve procurar um cirurgião-dentista no ES para realizar o diagnóstico correto que deverá ser acompanhado de exame clínico, podendo ser apoiado por exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética.

Quais os tipos de tratamentos da ATM?

Existem alguns tipos de procedimentos que ajudam a diminuir a inflamação, bem como aumentar a mobilidade mandibular e alívio da carga na articulação. Entre eles, está o uso de relaxantes musculares e placa de mordida para alívio da pressão. Porém, em alguns casos o problema de disfunção de ATM pode ser resolvido por meio de cirurgias corretivas minimamente invasiva e chamada de cirurgia ortognática.

As medidas para reverter a situação podem variar de acordo com cada paciente. Porém, para saber qual é o tratamento mais adequado, o ideal é procurar um dentista o quanto antes que possa indicar qual será o procedimento indicado para cada caso de disfunção da ATM.