Escaneamento Digital

 

Escaneamento Digital 

O escaneamento digital é uma técnica abordada em nossa consultoria odontológica especializada em Vitória – ES que utiliza de imagens tridimensionais para o registro de arcos, dentes, tecidos subjacentes e a oclusão com grande precisão.

Esse método prático e eficaz dispensa o uso de materiais de moldagem, garantindo o conforto ideal para os pacientes. Em nosso consultório odontológico em Vitória – ES, contamos com a tecnologia da CEREC Omnicam mobile cart para realizar o escaneamento digital, capaz de escanear toda a estrutura do dente e da gengiva de maneira rápida e prática.

Dessa forma, o profissional obterá uma maior precisão na cópia de detalhes que resultarão em uma restauração final bem adaptada, possibilitando um correto diagnóstico e plano de tratamento.

 

Funcionalidades do Escaneamento Digital 

O escaneamento digital oferecido em nossa consultoria odontológica especializada pode ser usado tanto para a impressão 3D do modelo, como para a confecção de diversos aparelhos que podem ser desenhados e adaptados de acordo com a necessidade particular do caso.

Dentre eles estão: aparelhos ortopédicos funcionais, ortopédicos mecânicos, mantenedores de espaço, distalizadores, expansores, disjuntores palatinos, cursores, ganchos, placas entre outros na área ortodôntica.

Além da confecção de aparelhos, pode ser usado para a simulação de movimentação ortodôntica, montagem ortodôntica indireta, localização do futuro implante, simulação de clareamento dental, desenho digital do futuro sorriso após ou antes da ortodontia, limites  e desenho de uma gengivoplastia na periodontia ou cirurgia e confecção de facetas, próteses ou preenchimento em resina ou porcelana.

 

Vantagens da consultoria odontológica especializada em Escaneamento Digital 

A partir de softwares, é possível utilizar  um escaneamento digital, de maneira que desenha digitalmente a prótese desejada. Com isso, o profissional reduz etapas críticas na confecção das próteses dentárias, sejam elas sobre dentes ou implantes quando na reabilitação. As curvas do sorriso, planos entre as arcadas, alinhamento e nivelamento dos dentes é muito bem avaliada na ortodontia quando utilizado desse sistema.

Esse desenho, fica armazenado no sistema, possibilitando a reprodução do desenho do provisório na restauração final ou eventuais necessidades de uma nova confecção da mesma restauração.

 

Tipos de Escaneamento Digital

Scanner intraoral

No escaneamento digital intraoral, a captura da imagem é realizada diretamente no meio bucal. Trata-se de uma técnica que proporciona maior conforto ao paciente e praticidade ao dentista, dispensando a utilização de moldeiras, materiais de moldagem, confecção de modelos de gesso e, além disso, evita o desconforto do paciente. 

A precisão para obter modelos digitais por meio do escaneamento intraoral requer habilidade e será alcançada ao longo da curva de aprendizado durante a consultoria odontológica especializada.

Scanner de bancada

O escaneamento digital de bancada realiza a digitalização de modelos de gesso, o que possibilita avaliar a qualidade do preparo antes de enviar para a fresagem da peça nos casos de reabilitação  evitando gasto de tempo com ajustes ou preparo. Na ortodontia, avalia posição dentária, encaixe entre as arcadas, etc…

A captura da imagem é realizada por meio da digitalização do molde ou do modelo de gesso. Esse método não elimina as etapas críticas da obtenção do molde e/ou modelo, o que gera um tempo maior para a confecção do trabalho, porém é uma técnica de grande praticidade para laboratórios, pois elimina as fases de confecção dos trabalhos.

Esse método apresenta maior precisão na digitalização, pois o feixe de luz (captação da imagem) permanece estático, enquanto o modelo é movimentado em uma distância fixa, evitando a distorção da imagem.

BUY NOW