A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade que muitas pessoas desconhecem a existência, mas que realiza tratamentos interessantes que promovem a melhora da saúde bucal e principalmente garantem o alívio das dores ou incômodos que o paciente possa ter.

No caso, a sua função é tratar e solucionar os problemas que acometem desde a arcada até o maxilar de crianças e adultos, como por exemplo, o bruxismo, a mordida cruzada ou aberta, a dentição torta, o mau posicionamento da língua, posição errada do queixo e assim por diante.

A princípio é uma especialidade que não visa o tratamento dentário de imediato, mas sim os distúrbios que envolvem a estrutura óssea e muscular da fase do paciente. Com isso solucionado o profissional pode dar início ao tratamento que visa o alinhamento dentário.

Veja quais são as funções executadas na ortopedia funcional

Existem pessoas que sofrem dificuldades para mastigar os alimentos, escutam barulhos dos maxilares enquanto falam ou se alimentam, sentem estalos na mandíbula e inclusive possuem dificuldades para abrir a boca ou em alguns casos podem até ter o maxilar travado.

Esse e muitos outros problema que envolvem a estrutura óssea e muscular da fase podem ser analisados, tratados e solucionados pela ortopedia funcional dos maxilares que é uma especialidade da ortopedia que foi reconhecida como tal no Brasil no ano de 2001 pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e pela classe odontológica do país.

Por mais que haja semelhanças essa especialidade não deve ser confundida com a ortodontia uma vez que os tratamentos e ferramentas usadas são diferentes assim como os objetivos.

Por exemplo, a ortodontia funcional atua sobre os dentes e os seus posicionamentos a partir da arcada na intenção de solucionar os problemas de crescimento, amadurecimento e desenvolvimento da face, mordida e arcos dentários. Ela tem o auxílio de aparelhos fixos e ativos ou alinhados removíveis que oferecem força externa para promover o tratamento.

Já a ortopedia funcional dos maxilares não usa de força externa para solucionar os problemas, alterações e desequilíbrios ósseos, musculares e postura do paciente, mas de uma força natural produzida pelo próprio sistema corporal com o auxílio de um aparelho removível.

Esse aparelho pode exercer uma força de pequena intensidade como também passiva, portanto, as mudanças ocorrem a partir dos estímulo que os nervos sensoriais da boca sofrem conforme o paciente usa o aparelho. Logo, o próprio sistema dessa região do corpo vai responder com uma remodelação das estruturas ósseas e musculares.

No entanto, mesmo com diferenças ambas se complementam e podem proporcionar ao paciente um tratamento completo que além de solucionar problemas na estrutura óssea e muscular da fase também podem auxiliar no alinhamento dentário e na saúde bucal.

Para quem é indicado a ortopedia funcional dos maxilares?

Por mais que a ortopedia funcional dos maxilares seja recomendada para as crianças e adolescentes por ser um período da vida cujo crescimento ósseo ainda está em andamento e por essa razão facilitaria a resposta do tratamento, essa especialidade também pode ser indicada para idades mais avançadas, como os adultos.

Claro que em algumas situações o tratamento é mais demorado ou complicado por se tratar de um paciente com a estrutura óssea completamente formada, mas isso não impede que o profissional desenvolva e aplique técnicas que solucionam o seu problema.

No caso, as crianças e adolescentes acabam sendo mais citados devido essa facilidade na execução do tratamento da ortopedia funcional, por isso cabe aos pais e responsáveis de crianças e adolescentes estimular a visita aos profissionais qualificados que podem identificar os problemas estruturais que acometem o paciente e iniciar um tratamento imediato.

Aliás, independentemente da idade do paciente o recomendado é procurar por um especialista ortopedia funcional dos maxilares no ES para que ele avalie o problema e identifique o melhor tratamento para solucioná-lo, assim como promover mais qualidade de vida ao paciente.

Problemas que a ortopedia funcional pode tratar

São diversos os problemas que essa especialidade da ortodontia pode ajudar a solucionar, porém a garantia da solução só deve ser obtida com base de uma avaliação feita pelo profissional qualificado. Nesse caso, procure auxílio se achar necessário.

De qualquer forma, alguns dos problemas que a ortopedia funcional já conseguiu tratar são:

  • bruxismo;
  • apneia do sono;
  • dor de ouvido;
  • dentição torta;
  • dores de cabeça;
  • mordida cruzada ou aberta;
  • mau posicionamento da língua;
  • posição errada de queixo;
  • barulho do maxilar enquanto mastiga;
  • lábios abertos;

Por mais que essa especialidade não seja conhecida por grande parte da população ela se tornou algo indispensável para melhorar tanto esteticamente como funcionalmente a arcada dentária de um paciente, além de solucionar qualquer sintoma que cause desconforto.

Se identificar algum dos problemas citados no texto entre em contato com o Dr. Jefferson e agende uma consulta para que seja avaliado antes de iniciar o tratamento ideal.