Odontologia Preventiva

Odontologia Preventiva no Consultório Odontológico em Vitória

Muitas pessoas procuram o dentista apenas quando sentem alguma dor ou precisam fazer determinado tratamento. Entretanto, os cuidados com a saúde bucal precisam ser constantes, e é essa a função das consultas de Odontologia Preventiva.

A prevenção odontológica é extremamente importante para os pacientes garantirem a saúde da boca e, consequentemente, do corpo como um todo. Por mais que o indivíduo mantenha uma adequada higiene bucal diariamente, as consultas periódicas com o dentista ainda são necessárias para aumentar os cuidados.

Isso porque é a partir da Odontologia Preventiva que é possível prevenir doenças, receber orientações e identificar problemas precocemente, a tempo de que sejam tratados rapidamente. No Consultório Odontológico em Vitória – ES, o Cirurgião Dentista, Dr. Jefferson José Benevides, CROES 2437, irá fazer recomendações para que você preserve sua saúde bucal e tenha muito mais bem-estar e qualidade de vida.

odontologia-preventiva-consultorio-odontologico-em-vitoria-es
odontologia-preventiva-no-consultorio-odontologico-em-vitoria

Como Funciona a Consulta de Prevenção Odontológica?

As consultas de Odontologia Preventiva nada mais são que apenas uma avaliação completa que o dentista faz na Clínica Odontológica em Vitória – ES.

O dentista analisa todos os dentes, para ver se existe algum problema ou condições como cáries, tártaro, lesões, manchas etc. Também verifica a gengiva e todas as demais partes expostas da boca.

É possível também que ele indique uma limpeza dentária. Esse procedimento da Odontologia Preventiva, chamado de profilaxia, é uma limpeza completa da superfície dos dentes e de toda a região exposta, a partir de métodos específicos, que engloba raspagem e remoção do tártaro dos dentes, polimento e aplicação de flúor. A limpeza é essencial para manter os dentes livres de placa bacteriana e infecções, que podem, inclusive, gerar problemas mais graves, a fim de deixá-los mais brancos, fortes e saudáveis.

Com que frequência deve-se fazer a Odontologia Preventiva?

É fundamental que qualquer pessoa faça visitas periódicas ao Consultório Odontológico em Vitória, mas a frequência vai depender da necessidade de cada paciente e das recomendações do dentista.

Geralmente, o indicado é fazer a prevenção odontológica ao menos duas vezes ao ano, então, pessoas que não apresentam problemas dentários e gengivais, devem se consultar a cada seis meses.

Pacientes que já estão fazendo algum tratamento odontológico, que tem doença periodontal crônica, pessoas com histórico de problemas bucais ou com problemas ativos, precisam visitar o dentista com uma frequência menor, como a cada 3 ou 4 meses.

De uma maneira geral, a Odontologia Preventiva deve ser feita todos os anos e o odontologista é quem irá definir a frequência do seu retorno.

Recomendações da Odontologia Preventiva

Nas visitas à Clínica Odontológica em Vitória, o dentista irá, além de avaliar sua boca, indicar métodos para uma higiene bucal adequada.

A odontologia preventiva recomenda que, além das consultas periódicas para prevenção odontológica, os indivíduos mantenham bons hábitos, como:

• Escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, especialmente após cada refeição e antes de dormir.
  • Utilizar o fio dental pelo menos uma vez por dia;
  • Use escovas de cerda macia e cremes dentais com flúor;
  • Escove da maneira correta.

É importante se atentar também à alimentação quando falamos de prevenção odontológica. Diminuir o consumo de açúcar, cafeína e álcool, além de manter uma dieta balanceada e nutritiva, influencia muito na saúde dos dentes.

Vantagens da Odontologia Preventiva

A Odontologia Preventiva é um processo importante e fundamental para garantir a saúde bucal e do organismo como um todo.

Isso porque várias doenças podem ser desenvolvidas, caso o paciente não faça uma correta higiene dos dentes e gengivas, como as inflamações periodontais, gengivite, tártaro, cáries, câncer de boca etc.

Ademais, essas doenças que se iniciam na boca podem acabar influenciando outras no corpo, como as condições cardiovasculares, diabetes, anemia, doenças autoimunes, sistêmicas etc. Essas e outras doenças, inclusive, podem ser diagnosticadas através de exames bucais.

A prevenção odontológica não apenas evita com que essas condições apareçam, como ajuda a diagnosticá-las precocemente, antes que elas evoluam para níveis mais graves, garantindo assim um tratamento mais rápido e eficaz.

A odontologia preventiva também garante que o paciente não sofra com mau hálito, perda de dentes, o que ajuda muito na qualidade de vida e autoestima, afinal, o sorriso é nosso cartão de visita e influencia em nosso bem-estar.
Entre em contato com nosso Consultório Odontológico em Vitória – ES e marque uma visita para realizar sua consulta de Odontologia Preventiva!