Análise de Ajuste Oclusal

 

Análise de Ajuste Oclusal

A análise de ajuste oclusal, abordado na ortodontia laboratorial em nosso consultório odontológico em Vitória – ES é um procedimento terapêutico que propõe modificações nas superfícies dos dentes, restaurações ou próteses.

Realizado através de desgaste seletivo ou acréscimo de materiais restauradores, a análise busca harmonizar os aspectos funcionais maxilo mandibulares na oclusão em relação aos movimentos excêntricos.

Muito eficaz para o tratamento da disfunção oclusal e de suas severas sequelas patológicas no sistema estomatognático, atua como um mecanismo de compensação artificial do sistema para conservar a harmonia morfofuncional da oclusão dental.

Tal modalidade aplicada na ortodontia laboratorial tem como principal objetivo ajudar na obtenção da estabilidade oclusal em pacientes que foram submetidos a tratamentos ortodônticos,  cirúrgicos ortognáticos e reabilitações protéticas.

De maneira que melhore as relações funcionais das arcadas dentárias, por meio de estímulos uniformes com máxima eficiência. Isso porque, um dos principais motivos das falhas restauradoras é a falta de um correto ajuste oclusal fino e completo.

Como funciona a Análise de Ajuste Oclusal

Na análise de ajuste oclusal, são observadas a presença de sinais e sintomas de oclusão traumática, de forma que sejam apresentadas soluções eficazes e práticas.

Dentre eles estão: deficiência no paralelismo radicular para as forças de mastigação sejam no eixo do dente, discrepância oclusal em relação cêntrica; tensão muscular anormal; presença de disfunção neuromuscular; estabilização dos resultados obtidos pelo tratamento ortodôntico e pela cirurgia buco-maxilo-facial; entre outros.

O procedimento de ajuste oclusal na ortodontia laboratorial tem como principal funcionalidade obter uma melhor distribuição das forças mastigatórias entre os dentes posteriores e a eliminação das interferências oclusais aos movimentos funcionais mandibulares, propiciando assim um equilíbrio entre a oclusão dentária, a articulação temporomandibular e a musculatura mastigatória.

A checagem dos contatos oclusais é fundamental para definir o tipo de movimento dentário necessário para o alcance do equilíbrio oclusal, com a finalidade de obter uma estabilidade mandibular, livre de prematuridades e interferências oclusais.

Para isso, são aplicados métodos alternativos através de dispositivos auxiliares como softwares que indicam esses contatos que norteiam o melhor caminho clínico no tratamento.

BUY NOW