Fluxo Digital em Odontologia

 

Fluxo Digital em Odontologia

O Fluxo Digital em Odontologia aplicado na ortodontia laboratorial em nosso consultório odontológico em Vitória – ES inclui o uso de imagens 3D obtidas através do escaneamento intraoral da cavidade bucal e da tomografia computadorizada de feixes cônicos.

Além de utilizar de softwares para auxiliar no planejamento do tratamento, bem como impressoras 3D ou sistemas de fresagem e usinagem de cerâmicas, que através da prototipagem permitem a produção de modelos, guias cirúrgicos, restaurações ou próteses provisórias e definitivas.

De modo geral, o fluxo digital em odontologia simplifica os processos e economiza tempo na ortodontia laboratorial, pois permite que o paciente tenha maior visibilidade sobre o planeamento de todo o seu tratamento graças às impressões digitalizadas, além de um diagnóstico muito preciso com testes computadorizados.

Como funciona o Fluxo Digital em Odontologia

O fluxo digital na odontologia funciona como um planejamento da reabilitação bucal do paciente, com o auxílio de softwares que projetam uma sugestão de tratamento ortodôntico, posição do implante dentro do osso, assim como a confecção da prótese que será aplicada.

Dividido em processos, o fluxo digital em odontologia se inicia com a digitalização das estruturas bucais do paciente. Em seguida é realizado o desenho, a partir da estrutura bucal digitalizada, usando um software específico.

A fresagem é o próximo procedimento no fluxo digital em odontologia, na qual a prótese é confeccionada em uma fresadora controlada por um software que interpreta o desenho em 3D, que desgasta um bloco de material até ele ficar na forma projetada e em seguida é realizada a finalização, que compreende as diversas etapas para a conclusão da prótese inerentes à estrutura do laboratório e à qualidade do trabalho.

Os softwares utilizados possuem um papel fundamental para a longa duração tanto do implante quanto da prótese, devido a precisão no posicionamento, o que impossibilita a infiltração de organismos que causam infecções.

Além de impedir que surjam tensões desfavoráveis, que podem prejudicar a funcionalidade e a duração.

Vantagens do Fluxo Digital em Odontologia

O Fluxo Digital apresenta uma série de vantagens, sendo livre das diversas etapas laboratoriais para confecção dos modelos físicos.

Além disso, o Fluxo Digital apresenta maior facilidade na manipulação da imagem para planejamento do caso, o que pode auxiliar a alcançar uma maior previsibilidade dos tratamentos.

BUY NOW