O QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE A CÁRIE?

Com as constantes mudanças de rotina, alterações de horários e a migração do trabalho presencial para remoto devido à pandemia, os indivíduos começaram a desenvolver rotinas bagunçadas referentes aos cuidados com a saúde bucal. Dessa forma, hábitos simples, mas muito necessários, como escovar os dentes e utilizar o fio dental, foram negligenciados, o que propicia o surgimento de problemas bucais.

O home office e a utilização das máscaras, associados a uma alimentação inadequada, rica em carboidratos e açúcares, e ao medo de dentista, provocaram o desenvolvimento da temida cárie, que podem causar dores e, até mesmo, perda dos dentes.

A cárie é um sério problema de saúde bucal que desencadeia resultados indesejados, uma vez que as bactérias presentes em nossa boca entram em contato com os restos de comida e causam perda dentária. Assim, é importante saber quais são os principais mitos e as verdades sobre a cárie para entender a melhor forma de tratá-la.

VEJA OS PRINCIPAIS MITOS E VERDADES SOBRE A CÁRIE:

Com relação aos problemas com a saúde bucal acarretados pela cárie, ainda há muitas dúvidas, por isso, o Consultório de Ortodontia e Ortopedia Facial no ES falará sobre os principais mitos e as verdades sobre a cárie:

Escovar os dentes é a melhor forma de prevenir a cárie?

Para começar a falar sobre os mitos e as verdades sobre a cárie, deve-se compreender que a melhor forma de evitar doenças bucais é realizar adequadamente, após as refeições, a higienização bucal, com escovação e uso do fio dental para remover os resíduos dos alimentos que ficam entre os dentes. Portanto, escovar os dentes é a melhor forma de prevenir a cárie.

Quem usa aparelho tem mais cárie?

Existem muitos mitos e verdades sobre a cárie, portanto, é parcialmente verdade associar o uso de aparelho ao surgimento delas. Na verdade, nos aparelhos ortodônticos, muitas vezes, ficam resquícios de alimentos difíceis de limpar.

Em vista disso, é preciso que o paciente tenha uma atenção redobrada quando o assunto é saúde bucal, uma vez que é comum os alimentos se fixarem no aparelho, dificultando a higienização.

Desse modo, se não houver uma adequada escovação dos dentes, o indivíduo ficará sujeito a sofrer com mais cárie. Ou seja, a prevenção é o melhor caminho!

A cárie é contagiosa?

Quando o assunto são os mitos e as verdades sobre a cárie, muitos pacientes ficam em dúvida se essa condição periodontal é transmissível ou não.

Essa ideia é um mito, pois a cárie não é transmissível. Trata-se de uma doença comportamental que se desenvolve conforme maus hábitos de higienização e de alimentação.

A Cárie é propagada pelo beijo?

Outros mitos e verdades sobre a cárie referem-se à dúvida sobre a sua propagação, se ocorre pelo beijo ou não. Como vimos, a cárie não é transmissível, porém, se você beijar alguém que possui uma quantidade maior de bactérias causadoras de cárie, pode estar propenso(a) a se contaminar com esses micro-organismos sim.

Vale lembrar que a cárie não é a bactéria em si, mas, sim, a excessiva quantidade desses micro-organismos, que se proliferam na cavidade bucal e, quando em contato com restos de alimentos, provocam a corrosão do dente.

Portanto se torna indispensável realizar uma adequada higienização bucal todos os dias para reduzir as chances de contrair essas bactérias que causam cárie.

O uso de chupeta pode causar cárie?

Os papais e as mamães ficam com muitas dúvidas sobre os mitos e as verdades sobre a cárie. Desse modo, o recomendado é que, até os 3 anos de idade, o uso de chupeta seja liberado pelos profissionais da área, desde que ela esteja devidamente limpa e não ofereça nenhum tipo de risco.

Toda cárie provoca dor?

Um dos principais mitos e verdades sobre a cárie é se ela causa dor. Em muitos casos, quando a cárie está em seus estágios iniciais, ela não provoca dor, mas se essas pequenas lesões não forem tratadas corretamente, a dentina será atingida, o que provocará dores.

Por isso, é muito importante realizar visitas periódicas ao dentista para fazer um check up na sua saúde bucal e evitar transtornos.

O consumo de doce em excesso aumenta o surgimento de cárie?
Esse é um dos mitos e verdades sobre a cárie sobre os quais os indivíduos mais se questionam.

O consumo de doce em excesso pode, sim, aumentar a cárie. Dessa maneira, é fundamental ter moderação no consumo desses alimentos, pois o contato da sacarose com as bactérias da boca destrói os minerais do dente e causa a tão temida cárie.

COMO EVITAR A CÁRIE?

De acordo com o Consultório de Ortodontia e Ortopedia Facial no ES, do Dr. Jefferson Benevides, a melhor forma de evitar a cárie é prevenir o seu surgimento a partir de um consumo balanceado de açúcares e da realização de uma higienização bucal adequada após as principais refeições.

Nesse sentido, o Consultório de Ortodontia e Ortopedia Facial no ES  conta com tratamentos odontológicos de prevenção  para manter a sua  longevidade e qualidade de vida.

No tratamento de prevenção, realizam-se exames clínicos e de imagem, capazes de identificar até um suposto câncer, além de outras doenças.