Sensibilidade nos dentes como acabar com ela?

Você sabia que a hipersensibilidade dentária nada mais é do que a sensibilidade dentária? Trata-se de um problema muito mais comum do que imaginamos, causador de um grande incômodo.

Quem nunca dispensou um refresco no calor, um cafezinho após o almoço ou, até mesmo, ficou com receio de escovar os dentes por medo de sentir sensibilidade nos dentes?

As causas da sensibilidade nos dentes podem ser variadas, como a presença de cárie, dentes quebrados, fraturados, apertamento da arcada dentária, obturações e restaurações com infiltrações, retração gengival, raspagem dos dentes e, inclusive, escovação inadequada.

A boa notícia é que, para este problema, existe solução. Confira, agora, algumas dicas que nós, do Consultório de Ortodontia e Ortopedia Facial no ES, separamos para você!

O que é a sensibilidade nos dentes?

Muito se engana aquele que acha que a sensibilidade é causada por bactérias. Na verdade, a sensibilidade dentária é um sinal de que o sistema de proteção dos dentes apresenta, naquele momento, uma falha, o que, consequentemente, provoca dor.

A sensibilidade dentária demonstra os seus sintomas de uma maneira bem clara! Dor ao ingerir algum alimento gelado ou quente demais, bem como incômodo ao consumir determinados doces.

O desenvolvimento da sensibilidade se dá quando a camada de proteção dos dentes é desgastada e o esmalte fica exposto. Consequentemente, o acesso aos túbulos dentinários, que são cheios de líquidos, fica liberado, provocando, assim, vulnerabilidade nos dentes.

E existem, ainda, alguns estímulos que movimentam esse líquido, como alimentos doces, mudança de temperatura, modificação da pressão. Por isso, o paciente sente dor devido à sensibilidade nos dentes.

Conheça algumas causas principais da sensibilidade nos dentes

Entre tantos problemas que ocasionam a sensibilidade nos dentes, existem três que mais se destacam:

Escovação inadequada: a escovação incorreta é uma das causas mais comuns da sensibilidade nos dentes. Isso porque, normalmente, os pacientes exercem força ao higienizar a boca para eliminar as bactérias. Mas, na verdade, esse é um hábito que prejudica a sua saúde bucal e expõe a dentina.

Erosão ácida: outra causa muito comum de sensibilidade nos dentes é quando o meio bucal se torna muito ácido. Essa ação está ligada a uma alimentação cítrica e com baixo pH.

Retração gengival: a diminuição da gengiva pode ser proveniente de vários outros problemas bucais, como gengivite, periodontite, entre outros. O problema em si é que a retração da gengiva deixa as raízes dos dentes expostas, o que ocasiona a sensibilidade nos dentes.

Quais são os tratamentos para sensibilidade nos dentes?

Como já mencionado, a sensibilidade pode ser causada por diversos fatores. Quando o dentista no ES identifica, por exemplo, que a dor é gerada pela cárie, é possível realizar a restauração do dente.

Por outro lado, quando o problema é motivado pela exposição do dente, é preciso se submeter a um procedimento em conjunto, tanto em consultório quanto em casa, a fim de amenizar a dor advinda da sensibilidade nos dentes.

O tratamento ideal para minimizar o desconforto proveniente da sensibilidade deve ser efetuado por um dentista no ES para que se faça uma avaliação adequada e seja possível cuidar dos dentes sensíveis.

Mas existem algumas recomendações de profissionais que são muito importantes e simples para aliviar o incômodo decorrente da sensibilidade nos dentes:

Tratamento em consultório:

• Aplicar verniz de flúor nas áreas expostas;
  • Aplicar espuma ou gel de flúor durante 3 a 5 minutos nas áreas sensíveis;
  • Aplicar agente fixador para impermeabilizar a superfície da dentina;
  • Aplicar laser terapêutico.

Tratamento em casa:

• Utilize escova de dentes macias;
  • Escove os dentes corretamente sem impor força;
  • Use creme dental com flúor e específico para sensibilidade;
  • Evite consumir alimentos ácidos;
  • Aguarde em torno de 30 minutos após as refeições para escovar os dentes.

Onde encontrar um dentista no ES?

Como você pôde perceber no decorrer da leitura, existem inúmeros tratamentos disponíveis para reduzir as dores causadas pela sensibilidade nos dentes. Por isso, invista no seu sorriso, o dentista é o profissional mais adequado para indicar qual método é o ideal no seu caso.

Nós, do consultório de ortodontia e ortopedia facial no ES do Dr. Jefferson, contamos com tratamentos de prevenção odontológica para aumentar a sua qualidade de vida e longevidade, além de promovermos o cuidado com a sua saúde bucal. Os exames clínicos e de imagem solicitados a cada seis meses são capazes de identificar, até mesmo, um suposto câncer.

Dessa forma, venha cuidar da sua saúde conosco! Agende uma visita ao consultório de ortodontia e ortopedia facial no ES do Dr. Jefferson Benevides para esclarecer todas as suas dúvidas e se livrar da dor.