Sinais de ATM – Desconforto na mandíbula é motivo de se preocupar?
Ao mastigar você já sentiu dor na mandíbula? Sente dores de cabeça, de ouvido ou zumbido? Ao bocejar você sente desconforto na mandíbula? Se você já percebeu algum desses sintomas, é preciso ficar atento, pois pode ser que esteja sofrendo com problemas na articulação temporomandibular, que é mais conhecido como ATM. A princípio, desconforto na mandíbula ao abrir a boca, não aparenta ser algo preocupante, e muitas pessoas acabam ignorando esses sintomas, mas a união deles pode afetar tanto os músculos mastigatórios, quanto a articulação do maxilar, além de ser um forte indício do paciente sofrer com problemas na cavidade bucal que podem causar alguns contratempos clínicos.
Mas, calma! Se você está sofrendo com algum desses sintomas e sinais que mencionamos, sobre a mandíbula, não se desespere. Um cirurgião dentista como o Dr. Jefferson Benevides, em Vitória (ES), pode te ajudar! Para isso, o primeiro passo é compreender sobre a disfunção da articulação temporomandibular, e como você pode evitar esse tipo de situação, no artigo de hoje, vamos explicar o que é ATM e o que causa desconforto na mandíbula. Confira!
O que é ATM?
Como já mencionado, a articulação temporomandibular é conhecida como ATM. Esse é o nome dado à área que une a mandíbula e o crânio. Quando você ouve com frequência a sua mandíbula estalando ao abrir a boca, isso pode ser um sinal de que há algum problema que prejudica esses movimentos
Portanto, em casos constantes de desconforto na mandíbula, pode ser indício de que existe um dano especificamente no disco articular que é uma estrutura que impede com que os ossos tenham um contato direto um com o outro, ou seja, funciona como um amortecedor de impacto enquanto você realiza o movimento de falar, mastigar, etc.
Os estalos que dão vestígios de ATM acontecem pelo fato de que o disco articular se encontra movimentando fora de sincronia, sendo assim ele sai e volta para o seu lugar e, por conseguinte, produz o som de mandíbula estalando ou outros diversos problemas. Normalmente, esses sinais se dão por alguns maus hábitos que são provocados pela própria pessoa, que tem o costume de ranger os dentes ao dormir, estresse, que faz com que o paciente contraia os dentes com uma certa frequência, ou até mesmo aquelas práticas que são mais comuns e que passam despercebidas, como o ato de roer as unhas, mascar muito chiclete, má oclusão dentária, ansiedade e até mesmo a depressão.
Quais são os sintomas mais comuns das disfunções de ATM?
Além do desconforto na mandíbula ao abrir a boca, as disfunções de ATM podem surgir através de outros sintomas, que são mais característicos, como, por exemplo:
- Dores de cabeça;
- Dores de ouvido;
- Fraturas em dentes;
- Dores e cansaço na face e no maxilar, enquanto se está mastigando.
Mas, além dessas causas, as disfunções da ATM também podem ser provocadas por diversos outros fatores, por isso é necessário buscar realizar periodicamente visitas ao dentista como um método de prevenção.
Como diagnosticar as disfunções na ATM?
O diagnóstico de do desconforto na mandíbula causado por ATM se dá por meio de consultas realizadas no dentista ou médico. Normalmente, os profissionais da área observam a movimentação da mandíbula e procuram sentir o estalo das articulações e músculos para assim identificar se o encontro entre as arcadas dentárias está ocorrendo corretamente. Outra maneira de identificar o distúrbio na articulação temporomandibular é pressionar o lado do rosto, ou colocar o dedo no ouvido do paciente e pressionar de maneira gentil para frente, enquanto o indivíduo abre e fecha a boca para assim conseguir ouvir sons da mandíbula.
Quando se suspeita do paciente sofrer com a ATM, é possível realizar o diagnóstico através de exames de imagem por meio de ressonância magnética, que são solicitadas pelo profissional, para que assim seja possível avaliar o que ocorre.
Articulação temporomandibular: como ocorre o tratamento?
Para realizar o tratamento adequado, é necessário identificar a causa do desconforto na mandíbula ao abrir a boca. Normalmente esses problemas são causados por costumes que desenvolvemos diariamente e não nos damos conta.
Existem várias formas de tratar a ATM, mas isso varia conforme o tipo de disfunção que cada indivíduo obtém. Sendo assim, o procedimento mais comum para corrigir esse problema é utilizar uma placa de mordida, que o seu dentista irá recomendar. Essas placas são desenvolvidas com um material acrílico para assim cobrir a arcada dentária e evitar que o paciente sofra com os apertos dentários, e com o bruxismo.
Outra maneira de se tratar a mandíbula é buscar realizar exercícios de fortalecimento para os músculos faciais, de maneira que esse hábito diário irá ajudar a evitar que essa condição piore. Para os casos mais graves, existe outra forma de tratamento que envolve fazer uma cirurgia na ATM. Esse procedimento tem o objetivo de corrigir problemas no disco articular, com a função de diminuir qualquer desconforto e dor dos pacientes que sofrem com problemas de desconforto de mandíbula ao abrir a boca.
Mas atenção! Somente um profissional da área, dentista ou médico especialista, pode te indicar a melhor maneira de tratar a disfunção na ATM. Portanto, é preciso consultar uma clínica odontológica que possua essa especialidade para realizar um acompanhamento de modo que seja possível tratar os transtornos da mandíbula que são causados por problemas na ATM..
Não perca mais tempo! Se você identificou algum desses sintomas, agende já a sua consulta com a Clínica Odontológica, em Vitória (ES), do Dr. Jefferson Benevides que trabalha com o método da ortopedia funcional.