Clareamento dental de consultório ou caseiro

Você decide deixar os dentes mais brancos e começa a procurar mais sobre a técnica e percebe que existe dois tipos: o clareamento dental de consultório e o caseiro.

Mas afinal, qual a diferença entre eles?! Vamos explicar nesse post!

Clareamento dental de consultório

Como o próprio nome diz, esse procedimento é realizado exclusivamente no consultório, onde o dentista no ES utiliza um gel clareador com maior concentração que é aplicado a laser.

A grande vantagem desse método é que garante um resultado mais rápido e em média de 1 a 3 sessões já é possível notá-lo. Lembrando que a quantidade de sessões dependerá do grau de manchas nos dentes do paciente.

Clareamento dental caseiro

Já o clareamento dental caseiro é feito com o acompanhamento do dentista, que disponibiliza ao paciente uma moldeira de silicone preenchida com um gel clareador, que deve ser aplicado todos os dias em um período entre três a quatro semanas ou de acordo com a orientação do profissional.  Trata-se de um procedimento seguro como o clareamento de consultório, já que é realizado sob orientação de um dentista.

Existe alguma contraindicação em ambos os tipos de clareamento dental?

Sim existe, tanto o clareamento dental caseiro como o clareamento dental de consultório não pode ser realizado em pessoas que apresentam tártaros, placa dental ou gengiva com sangramento.

Quando tratado tais problemas bucais, qualquer pessoa que esteja insatisfeita com a cor do seu sorriso pode realizá-lo. No entanto existem algumas restrições como todo procedimento dentário que vamos retratar a seguir:

– Pacientes muito jovens: o tratamento deve ser indicado com cautela para não correr o risco de afetar a polpa dental.

– Pacientes grávidas: a recomendação é esperar até o fim da gestação, pois não existem dados suficientes que comprovem a segurança do procedimento para grávidas.

– Pacientes com prótese ou muitas restaurações dentárias: devem ser orientados quanto à necessidade de refazer os trabalhos após o clareamento já que os dentes vão clarear e os materiais restauradores não.

– Após o tratamento: para maior durabilidade do procedimento, é preciso adotar uma mudança nos hábitos pessoais, entre eles: evitar o excesso de alimentos que contenham corantes, como café, refrigerante, vinho ou ketchup e investir em alimentos saudáveis no lugar dos industrializados; consultar seu dentista para revisões periódicas e manter a higiene oral após todas as refeições.

Clareamento a laser ou caseiro: qual escolher?

Ambos os métodos garantem resultados eficazes, os que diferenciam é o tempo de realização e o tipo de procedimento, fatores que podem influenciar na escolha.

Em muitos casos, o dentista no ES recomenda a associação dos dois formatos. A técnica mista é a mais indicada para quem quer resultados rápidos. Neste caso são aliadas sessões de clareamento em consultório e uso caseiro do clareador.

Porém, o sucesso do clareamento dental, seja ele caseiro ou não dependerá também do paciente, que irá precisar seguir todos os cuidados e orientações relacionados a alimentação, higiene e mudança de hábitos após o procedimento.

Tempo de tratamento

Os resultados do clareamento dental caseiro e em consultório podem começar a ser vistos já na primeira semana de tratamento.

O clareamento dental caseiro costuma demorar de 4 a 6 semanas. Resultados mais rápidos podem ser obtidos aumentando a concentração do gel clareador, mas isso também podem aumentar a sensibilidade dentária. Então a avaliação criteriosa do dentista é fundamental para determinar a melhor estratégia de tratamento.

O clareamento de consultório é feito por sessões. O número de sessões necessárias para clarear os dentes varia bastante em função do grau de escurecimento e expectativa do paciente. Mas em geral 3 a 4 sessões costumam proporcionar ótimos resultados. O intervalo ideal entre uma sessão e outra é de 1 semana.

E a sensibilidade dentária: é a mesma para os dois?

O grau de sensibilidade varia muito de paciente para paciente. No entanto, quanto maior a concentração do gel clareador, maior o risco de sensibilidade dentária.

Sendo assim, geralmente, o clareamento dental de consultório costuma gerar maior sensibilidade. Já no caso do clareamento dental caseiro é possível alterar a concentração do gel clareador buscando reduzir ao máximo a sensibilidade.

A sensibilidade dentária causada pelo clareamento é temporária, e existem formas de reduzir esse desconforto. Algumas sugestões são: uso de pastas para dentes sensíveis; bochecho de solução fluoretada durante o tratamento clareador; uso de gel dessensibilizante e evitar alimentos ácidos como o consumo de frutas cítricas, refrigerantes, bebidas alcoólicas, bebidas gaseificadas, etc.