A montagem de aparelho ortodôntico é sem dúvidas uma das principais funções do profissional ortodontista que aliás tem como foco tornar o sorriso dos pacientes bonito e alinhado, porém para que isso aconteça esse processo deve ser feito com atenção.

Esse trabalho é tão delicado quanto qualquer outro realizado na área de odontologia e por isso cabe aos profissionais se atentarem aos mínimos detalhes que vão garantir a montagem correta do aparelho ortodôntico garantindo bons resultados aos pacientes.

Mas por mais delicado que seja, esse processo é relativamente rápido dependendo da experiência e preparo do profissional. Afinal de contas, a montagem só acontece após todos os exames, medidas e determinações serem concluídas e isso significa que o aparelho terá exatamente o molde da boca e dos dentes do paciente – e isso facilita.

Saiba mais no texto como funciona a montagem de aparelho ortodôntico.

O procedimento de montagem de aparelho ortodôntico geralmente dura uma hora, mas isso também pode variar conforme o formato da boca e dente de cada paciente.

Aliás, isso acontece inclusive com os processos da montagem cuja alguns casos o aparelho é montado em única seção, enquanto outros podem exigir mais tempo – no caso, uma seção para montar o aparelho na região de cima e outra para a de baixo.

Geralmente esse processo se inicia pela limpeza da região não sendo necessário o uso de anestésico justamente por ser algo indolor, sem sangramentos ou inclusive procedimentos mais sérios. No entanto, algumas pessoas sentem desconfortos e solicitam o uso da anestesia. O comum é não usar, mas depende do ortodontista.

Passo a passo da montagem de aparelho ortodôntico

Geralmente o tratamento ortodôntico funciona em seis etapas que se iniciam com os exames, diagnostico e avaliações, seguido pela montagem do aparelho ortodôntico, o alinhamento dos dentes, a etapa intermediária com fios mais pesados, a etapa da finalização e por fim a etapa da contenção para evitar alterações no primeiros meses.

A montagem é, sem dúvidas, a etapa mais importante e ela também se divide em alguns processos que, como dito antes, podem ser executados em uma única seção ou em alguns casos em duas seções para montar o aparelho inferior e superior.

Portanto, os passos para montagem se dividem em limpeza, aplicação e retirada do ácido fosfórico, aplicação do material adesivo e sua polimerização, colagem de bráquetes, remoção de excessos da resina e a instalação do fio, ligas e elásticos.

Confira como funciona cada etapa dessa montagem de aparelho ortodôntico:

  1. Limpeza e preparo dos dentes

A limpeza dos dentes e da região da boca em si precisa ser feita nos mínimos detalhes, pois além de ser fundamental para a saúde bucal também vai determinar se a colagem indireta de bráquetes ortodônticos será feita com sucesso.

  1. Aplicação e retirada do ácido fosfórico

Após a limpeza o ortodontista no ES fará a aplicação do ácido fosfórico, um líquido azul que dá mais porosidade aos dentes e melhora a adesão das bráquetes. O líquido de ácido fosfórico deve permanecer nos dentes por alguns minutos para que tenha um melhor efeito e então deve ser retirada com o auxílio do método de sucção.

  1. Aplicação do material adesivo e polimerização

A montagem inicia na aplicação do material adesivo que é o responsável pela colagem dos bráquetes e depois fazer a sua polimerização que faz a ativação do material para que ele “cole” facilmente nos dentes. Nessa etapa também pode ser colocado a banda, um anel aplicado nos dentes do fundo para melhorar a fixação do arco.

  1. Colagem de bráquetes

A colagem de bráquetes é um dos momentos mais importantes, pois é a partir desse momento que o aparelho começa a tomar forma, portanto, o processo é feito com auxílio de resina e polimerização. Vale dizer que é um processo delicado que exige atenção para que cada bráquete seja instalado milimetricamente nos espaços ideais.

  1. Remoção de excessos da resina

Após a colagem indireta de bráquetes ortodônticos é necessário remover os excessos de resina que costumam ficar espalhados ao entorno das bráquetes. É importante fazer isso, pois esses excessos podem ficar aparecendo conforme a pessoa sorri.

  1. Instalação do fio, ligas ou elásticos

O último passo é a instalação do fio ortodôntico, que é uma peça fundamental para o alinhamento dos dentes, podendo ser encaixado rapidamente nos bráquetes. Nessa etapa também ocorre a instalação das ligas ou elásticos que vão fixar o fio.

Em tese o processo de montagem do aparelho ortodôntico não é complexo como alguns profissionais em início de carreira imaginam, mas exige atenção para que tudo seja feita milimetricamente correto. Afinal, basta um erro para prejudicar o processo.

Se você tem interesse em atuar na área conheça o trabalho do ortodontista no ES, Dr. Jefferson, que além de atender pacientes também faz consultorias aos profissionais.