São tantos mitos e verdades relacionados ao nascimento do siso que deixam a grande maioria dúvida sobre o surgimento desses dentes tão “polêmicos”. Geralmente, o dente do siso começa a aparecer entre 17 a 25 anos de idade, porém, em muitos casos é necessário fazer a extração dele, um assunto que assombra muitos pacientes.

Para ajudar a esclarecer sobre quais os prejuízos que o nascimento do siso pode causar, vamos esclarecer a seguir, algumas dúvidas comuns.

Mitos e verdades sobre o nascimento do siso

O siso interfere no alinhamento da arcada dentária?

Essa é uma grande verdade sobre o nascimento do dente do siso, isso acontece, por conta da grande maioria dos casos, os dentes nascerem na fase adulta e com isso o paciente pode não ter o espaço suficiente para acomodá-lo, ocasionando o desalinhamento dos dentes.

É preciso extrair o siso em todos os casos?

Dente do siso nascendo pode ser desespero para muitos, que logo imaginam que será necessário a extração, já que, esse é um mito. A extração do dente do siso é recomendada em casos que o surgimento do dente atrapalhe o alinhamento da arcada dentária, causando alguma inflamação ou dor.

Por isso a importância de realizar um acompanhamento no consultório odontológico em Vitória – ES, de maneira que o profissional possa avaliar e analisar todas as questões envolvidas e a complexidade do caso. Portanto, além de ficar atento à alguns sinais, procure fazer consultas periódicas com o dentista em Vitória – ES para acompanhar o nascimento do siso, principalmente em casos de incômodos constantes.

Isso porque, são muitos os fatores que podem influenciar na decisão do profissional indicar ou não a remoção dos sisos, tais como: dificuldades na mordida, desconforto, desalinhamento, entre outros problemas encontrados que podem impactar negativamente na saúde bucal.

E somente o dentista poderá avaliar a real necessidade de extração através dos exames clínicos e radiográficos em seu consultório odontológico.

Todo mundo possui os quatro sisos?

Outra dúvida comum dos pacientes é se todos possuem os quatro dentes do siso, a resposta para essa pergunta é negativa. Até porque, existem casos que as pessoas apresentam somente um ou até mesmo nenhum siso.

Enquanto outras situações que o dente possa até estar ali, porém pode não acontecer a erupção. Tudo isso pode ser diagnosticado por meio de exames radiográficos feitos no consultório odontológico.

Posso retirar os quatro sisos de uma vez?

Sim, ao contrário do que a grande maioria pensa, é possível retirar os quatro sisos de uma vez, porém, a escolha dependerá de cada tipo de caso.

Afinal, o pós-operatório requer alguns cuidados que envolvam repouso, medicação e uma alimentação restrita nos primeiros dias após a extração dos dentes.

É possível saber antes mesmo do dente do siso nascer se a pessoa vai tê-lo

A prevenção é sempre a alternativa indicada para evitar maiores problemas e no nascimento do siso isso não poderia ser diferente. Embora alguns pacientes não saibam, é possível prever o surgimento dos dentes, antes mesmo deles nascerem.

Além do mais, o dentista em Vitória – ES consegue verificar a quantidade de dentes e se poderão causar algum problema futuro ao paciente. Tudo isso, pode ser realizado através de exames radiológicos que irão diagnosticar a presença dos dentes e as condições que se encontram.

Vale ainda ressaltar a importância do diagnóstico ser realizado o quanto antes. A recomendação é fazer uma avaliação dos dentes do siso entre 16 a 17 anos, pois é nesse período que as características anatômicas da formação próprias do dente poderão dificultar a extração, caso seja necessária.

Existe uma idade certa para extrair o dente do siso?

E por fim, a incerteza que envolve o nascimento do siso é se existe uma idade certa para extrair os dentes. A reposta para essa pergunta, pode depender de cada caso em específico. A recomendação é extrair os dentes do siso na fase da adolescência, pois as raízes ainda não estão formadas e o tecido ao redor do dente está mais maleável.

Porém, isso dependerá da forma e posição dos dentes. Normalmente, a extração acontece por volta dos 17 anos, quando os dentes estão mais alinhados para essa remoção. E lembre-se a remoção mais precoce resulta num processo de cicatrização menos complicado ao paciente.