A sobremordida, também chamada de “mordida profunda”, é considerada um dos problemas ortodônticos mais comuns entre as pessoas, mas que acomete em sua maioria as crianças por diversos motivos como a genética, bruxismo e dentre outros.

Esse problema é caracterizado pelo posicionamento errado dos dentes em que, no caso, a arcada superior acaba encobrindo a inferior de uma maneira exagerada ao ponto de não ser possível enxergar todos os dentes durante um sorriso, por exemplo.

É muito importante que o problema seja observado por um profissional, pois o seu não tratamento pode causar alterações que prejudicam não apenas a estética, mas as funções da boca exigindo tratamentos mais agressivos e principalmente demorados.

Saiba detalhes sobre a sobremordida, o que pode causá-la e tratamentos indicados.

Na odontologia a sobremordida ou mordida profunda é explicada como um caso de maloclusão vertical cuja os dentes superiores ficam sobrepostos aos dentes inferiores. Em tese a pessoa possui um “trespasse vertical” considerado anormal por ter a partir de 2mm de distância entre as arcadas na posição de oclusão, quando o normal é que os dentes superiores encubram os inferiores, ficando apenas um pouco a sua frente.

Dessa forma é provável que a pessoa tenha a sua estética alterada, assim como a possibilidade de mudar ou prejudicar algumas de suas funções bucais exigindo uma avaliação do profissional e consequentemente um tratamento adequado ao problema.

A partir dessa avaliação é possível descobrir que tipo de sobremordida profunda o paciente possui que, no caso, acaba determinando a sua causa e próximos passos relacionados ao tratamento que visa corrigir o problema na arcada dentária.

Aliás, existem dois tipos de sobremordida vertical que são: a congênita ou adquirida.

  • Congénita: esse tipo de sobremordida vertical costuma ser influenciado por circunstâncias genéticas e por isso pode ser esquelética ou dentoalveolar;
  • Adquirida: esse tipo de mordida é adquirido com o tempo por conta de vários fatores como abrasão da superfície oclusal dos dentes, desgaste e outros;

As principais causas da sobremordida profunda

Como dito acima, existem dois tipos de sobremordida profunda e que em tese podem ajudar o ortodontista ter uma ideia do que desencadeou o problema (ou vice-versa) tendo em vista a necessidade de saber a causa para tratá-la e evitar danos maiores.

Os fatores genéticos, por exemplo, estão entre as causas mais comuns da sobremordida, mas além deles existem algumas pessoas que desenvolveram esse problema com o tempo devido aos desgastes da arcada, dos ossos e dentre outros que exigem tratamentos específicos para não estimular problemas mais sérios.

Nesse caso, entre os problemas que podem causar a sobremordida, destacam-se:

  • Saída forçada dos dentes da frente a ponto de observar o problema o maxilar;
  • Mandíbula ou maxilar inferior retraído ou no caso, retrognatismo mandibular;
  • Perda dos dentes posteriores causando a perda da dimensão vertical;
  • Abrasão da superfície oclusal dos dentes posteriores;
  • Mudanças a partir da função língua, lábios e bochechas;
  • Musculatura de mastigação exagerada que causa retração da mandíbula;
  • Fatores genéticos (problema herdado a partir dos pais);

Como é feito o tratamento da sobremordida profunda

Geralmente o mais indicado paa solucionar a sobremordida vertical é o tratamento ortodôntico, porém isso pode variar com a idade do paciente e o nível do problema por isso que antes é feita uma avaliação, exames e dentre outros a fim de identificar o procedimento mais apropriado ao paciente e que de fato consiga entregar as soluções.

No tratamento ortodôntico o profissional vai usar um aparelho fixo para que aconteça essa correção de posicionamento dos dentes e principalmente dos ossos, pois são eles que dão suporte aos dentes e precisam ser corrigidos a fim de um sorriso correto.

Porém, a sobremordida também pode ser tratada com natureza protética em que o profissional usa próteses ou coroas para corrigir a mordida e deixar o sorriso com aspecto normal. É um pouco mais delicado e demorado para também ajuda tornar o sorriso mais bonito e permitir que a exibição dos dentes inferiores seja feita.

A ortopédica funcional é outra natureza de tratamento e de certo modo será usado aparelho fixo ou removível para melhorar as características ósseas do paciente. Dessa forma, as suas funções estéticas e de mastigação passam a ser corrigidas

É muito importante que o tratamento da sobremordida seja feita o quanto antes, pois essa é uma condição que pode envolver questões ósseas que ao não serem tratadas podem desencadear problemas mais graves e, claro, prejudiciais à sua saúde bucal.

Portanto, fique atento ao formato da sua arcada dentária e a sintomas como bruxismo e dentre outros que podem ser um indicativo de que há um problema na sua arcada.

Procure o consultório odontológico do Dr. Jefferson para fazer uma avaliação em sua arcada dentária e, se for o caso, identificar o tipo de sobremordida que possui. Afinal, quanto mais rápido for feito o tratamento, maior a chance de melhorar as suas funções estéticas e de mastigação.