O Que é Ortodontia Preventiva e Em Quais Casos é Indicada? 

É muito comum associarmos o tratamento ortodôntico somente ao uso de aparelhos, porém existem diversas maneiras de cuidar do sorriso e hoje falaremos sobre a ortodontia preventiva.

Dentro da odontologia, existem ao menos três linhas de ação: a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva. Antes de nos aprofundarmos na primeira, vamos explicar as duas últimas.

Quando o dentista no Espírito Santo trabalha com a ortodontia interceptiva, ele inicia o tratamento assim que o problema é diagnosticado. A fim de evitar problemas futuros, o odontologista em Vitória – ES age ainda na fase da primeira dentição ou na dentição mista.

No caso da ortodontia corretiva, o dentista no Espírito Santo atua na correção de problemas já instaurados, sendo o caso mais comum nos consultórios de odontologia, uma vez que a maioria dos pacientes busca remediar e não prevenir.

Contudo, como já mencionamos, a ortodontia preventiva será nosso foco hoje. Esse ramo da odontologia tem como objetivo prevenir ou evitar o agravamento de possíveis problemas tanto nas arcadas dentárias, quanto nos ossos da face.

O dentista no Espírito Santo que atua nessa área também desempenha um papel importante na conscientização de seus pacientes, educando sobre a higiene bucal e outros cuidados importantes.

A ortodontia preventiva é virada para o tratamento infantil, sendo efetiva no acompanhamento do desenvolvimento das crianças, evitando que problemas, como dentes tortos ou alterações na mordida, se instalem.

Falando sobre as indicações, todas as crianças deveriam passar com um dentista no Espírito Santo que trabalhe com a ortodontia preventiva, para que, através de pequenas intervenções, grandes problemas sejam evitados no futuro.

Em relação à idade, é possível levar a criança para sua primeira avaliação no dentista no Espírito Santo já a partir dos 3 anos, porque nessa fase já é possível que o odontologista em Vitória – ES perceba se a criança possui alguma tendência para complicações dentárias ao longo de seu desenvolvimento.

Entretanto, vale ressaltar que o uso dos aparelhos só deve se iniciar a partir dos 5 ou 7 anos, quando a dentição da criança já estiver um pouco mais desenvolvida.

As intervenções da ortodontia preventiva realizadas pelo dentista no Espírito Santo são variadas e consistem em, por exemplo:

– Acompanhar os espaços existentes para o nascimento dos dentes permanentes;

– Realizar alguns pequenos desgastes no esmalte dos dentes para assegurar o espaço necessário para a oclusão;

– Executar extrações de dentes de leite para que o nascimento e o posicionamento dos dentes permanentes sejam facilitados ou favorecidos;

– Realizar procedimentos de rotina como tratamento de cárie e outros problemas que possam afetar a saúde bucal da criança.

Dentista no Espírito Santo: Benefícios da Ortodontia Preventiva

A ortodontia preventiva é indicada para todas as crianças justamente por possuir diversos benefícios para a saúde bucal dos pequenos, até mesmo depois de crescidos.

O Dr. Jefferson, dentista no Espírito Santo, separou algumas das vantagens da ortodontia preventiva. Confira:

1. Prevenção de Problemas Complexos

O tratamento preventivo feito pelo dentista no Espírito Santo ainda na infância do paciente é capaz de evitar o surgimento de problemas complexos, como a sobremordida, a mordida cruzada e outros nos ossos faciais que poderiam, por exemplo, exigir um tratamento e até a cirurgia bucomaxilofacial no futuro.

2. Evita a Necessidade de Extrair Dentes

Com a ortodontia preventiva, é possível ajustar a arcada dentária e preservar os espaços necessários para que dentes permanentes cresçam sem dificuldades.

3. Favorecimento da Estruturação dos Dentes Permanentes

É possível garantir uma boa formação dos dentes permanentes com algumas ações da ortodontia preventiva, como a preservação dos espaços na arcada dentária e o monitoramento da troca dos dentes de leite. Ainda, manter a saúde da primeira dentição interfere diretamente na dos dentes permanentes.

4. Redução do Número de Procedimentos Futuros

O tratamento preventivo funciona justamente com a intenção de evitar que problemas surjam futuramente. Se um problema não aparece, não há a necessidade de um procedimento para tratá-lo.

Ou seja, a ortodontia preventiva é fundamental para que procedimentos futuros e mais complicados não sejam necessários. O que também economiza tempo e dinheiro.

Além dos citados acima, também é possível apontar alguns outros benefícios mais específicos da ortodontia preventiva realizada pelo Dr. Jefferson, dentista no Espírito Santo, tais como:

– Contribuir para o desenvolvimento correto da face e arcadas dentárias;

– Reduzir a incidência de dentes incisivos superiores lascados ou quebrados;

– Evitar a necessidade de tratamentos duradouros durante a adolescência ou a vida adulta;

– Ajudar no desenvolvimento das articulações da face.

Agora que você conhece todos os benefícios da ortodontia preventiva, não deixe de procurar o Dr. Jefferson, odontologista em Vitória – ES, para cuidar dos dentes e da saúde bucal de seu filho!

Conheça a Clínica do Dr. Jefferson, Odontologista em Vitória – ES!

O Dr. Jefferson é especialista em ortodontia e ortopedia facial e está pronto para oferecer o melhor da ortodontia preventiva para o público infantil.

Agende uma consulta e venha conhecer a clínica do Dr. Jefferson: acesse nosso site ou entre em contato através do WhatsApp