O Ato de Respirar Pela Boca Pode Fazer com que Você Precise Visitar uma Clínica Odontológica. Sabe por quê? Nós Explicaremos!

Saiba Mais sobre a Respiração Bucal

O processo de inspirar pelo nariz e expirar pela boca é conhecido para acalmar, mas não para por aí e nós da clínica odontológica no Espírito Santo do Dr. Jefferson vamos te explicar o porquê. Além desse, em outros casos a respiração bucal pode parecer apenas uma simples ação cotidiana e até mesmo involuntária na vida daqueles que a obtém, entretanto, pode ser motivo para uma ida a uma clínica odontológica no Espírito Santo.

Esse tipo de respiração não deveria ser tão comum assim já que respirar pela boca pode ser sinal de alguma alteração no trato respiratório, responsável por impedir a passagem correta do ar pelas vias nasais. Alguns exemplos são o desvio de septo ou pólipos, aumento das conchas nasais, alterações neurológicas e anatômicas do sistema respiratório, gripes, resfriados, sinusites, rinites e até mesmo tumores nasais, entre outros.

O fluxo aéreo nasal é fundamental para o bom funcionamento do sistema respiratório, não por acaso o nariz é conhecido como o “guardião do pulmão”. Dentro dele, nas chamadas fossas nasais, o ar que respiramos passa por um processo de regulação de temperatura, umidificação e até mesmo filtragem parcial, através de um sistema de limpeza e drenagem realmente eficiente, formado por células ciliadas e produtoras de muco. Quando o ar passa a entrar via oral e não nasal, já não recebe mais todo esse tratamento e, a longo prazo, pode afetar o funcionamento regular do sistema respiratório e causar, por exemplo, irritações no tecido pulmonar.

Nós da clínica odontológica no Espírito Santo do Dr. Jefferson, sabemos que a respiração nasal contribui de forma fundamental para a anatomia facial. Quando o nariz se encontra cronicamente obstruído, o fluxo aéreo é capaz de gerar uma série de deformidades na composição da face, especialmente em pacientes infantis, como face afilada, lábio superior curto sem fechamento da boca, céu da boca alto e profundo e a má-oclusão dentária.

O problema está também no fato de que muitas dessas deformidades são irreversíveis e podem afetar a qualidade da respiração do paciente para o resto de sua vida. Antes de falarmos sobre os tratamentos, como o tratamento odontológico e a necessidade da ida a uma clínica odontológica no Espírito Santo, falaremos de algumas outras possíveis consequências desse hábito caso não seja tratado adequadamente são:

– Posicionamento alterado dos dentes e consequente dificuldade para passar o fio dental;

– Dificuldades de deglutição (movimento de engolir);

– Surgimento de infecções nas vias aéreas, tais como faringite, amigdalites e até pneumonia;

– Piora da asma;

– Perda parcial ou crônica do olfato e do paladar.

Além dos citados acima, existem outros problemas decorrentes da respiração bucal capazes de diminuir a qualidade de vida daqueles que possuem esse hábito, por exemplo, o inchaço do abdômen. É possível que, ao respirar pela boca, a pessoa engula ar, que se acumula no estômago e intestino, distendendo as vísceras e causando dores e desconfortos na região abdominal. Esse problema pode, inclusive, evoluir para síndrome do intestino irritável.

Outra consequência comum é a apneia do sono, caracterizada pela presença frequente de ruídos, engasgos e interrupções na respiração durante o período de sono e que, em longo prazo, pode levar o paciente a desenvolver hipertensão arterial sistêmica, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, diabetes, entre outras doenças mais perigosas. Uma boa opção para evitar esses problemas é procurar tratamento em uma clínica odontológica no Espírito Santo.

Ainda que a maior parte daqueles que necessitam respirar pela boca o fazem tendo consciência desse ato, existem alguns sinais secundários à obstrução nasal que podem ajudar aqueles que têm suspeitas de obter esse problema a identificá-lo, como:

– Desconforto no ato de respirar;

– Roncos durante o período de sono;

– Sensação constante de boca seca e mau hálito;

– Pouco fôlego e cansaço fácil para exercícios físicos;

– Constante secreção nasal;

– Flacidez do lábio superior;

– Lábios frequentemente afastados um do outro.

Quando o paciente é criança, pode ser que existam outros sinais alarmantes em relação à obstrução nasal, como o crescimento mais lento que o normal para crianças da mesma idade, problemas de concentração na escola e irritabilidade constante devido a falta de qualidade do sono, decorrente da dificuldade para dormir e descansar. Justamente por esses motivos que é necessário procurar por tratamento em uma clínica odontológica no Espírito Santo principalmente para crianças.

Lembrando que os casos de respiração bucal infantil necessitam de mais atenção do que quando em adultos, já que é nesse período da vida que nossas estruturas ósseas estão se formando e o hábito de respirar pela boca, como mencionado anteriormente, altera a anatomia orofacial.

Tratamento Odontológico e Outras Possibilidades

Se você ou uma criança próxima a você apresenta algum dos sintomas ou percebeu já obter alguma das consequências citadas acima, é preciso buscar ajuda profissional, em por exemplo uma clínica odontológica no Espírito Santo, para identificar qual(is) a(s) causa(s) da obstrução nasal, para que, a partir daí, o tratamento ideal seja realizado.

De forma geral, o tratamento é executado por uma equipe multidisciplinar, mas dependendo da causa do transtorno, seguirá caminhos diferentes, como um tratamento odontológico ou, por exemplo, em casos ligados a alterações nas vias respiratórias, como desvios de septo ou inchaço nas amígdalas, o tratamento é realizado cirurgicamente.

Clínica Odontológica no Espírito Santo

Por fim, independentemente da causa e do tratamento escolhido, ir a uma clínica odontológica no Espírito Santo e procurar por um Ortodontista é uma boa opção, já que esse possui um papel de extrema importância em todos os casos, podendo solucionar o problema através do tratamento odontológico, encontrado em uma clínica odontológica no Espírito Santo.

É o profissional capacitado para um tratamento odontológico quem realiza a avaliação da estrutura óssea e dentária da cavidade oral do paciente, podendo, desta maneira, propor cirurgias ou um tratamento odontológico específico com o auxílio de aparelhos ortodônticos para a correção de qualquer anomalia.

Você já conhece a clínica odontológica no Espírito Santo do Dr. Jefferson?

Somos referência em tratamentos odontológicos, pois nossa clínica odontológica no Espírito Santo é especializada em odontologia de alta qualidade. Venha até nossa clínica odontológica no Espírito Santo, aqui o Dr. Jefferson pode lhe ajudar em casos de respiração bucal através do tratamento odontológico!

Entre em contato e marque uma consulta em nossa clínica odontológica no Espírito Santo para saber mais sobre nossas soluções em tratamento odontológico.