A hábito de ranger os dentes pode ser mais comum do que imagina, porém, o que muitos não sabem é que o tratamento para o bruxismo existe. Apesar dos sintomas de cores de cabeça, dores na mandíbula e nos dentes, a grande maioria das pessoas não percebem que apresentam esse problema.
Isso porque, o ranger dos dentes normalmente acontece durante a noite e suas causas podem estar relacionadas ao estresse e ansiedade, ou ainda pelo desalinhamento dos dentes, alterações posturais e problemas na posição da mandíbula. Tal hábito, além de desgastar os dentes, podem ocasionar algum tipo de fratura ou até mesmo lascar.
Mas afinal, bruxismo tem cura?
A resposta para essa pergunta muito comum é sim, existe tratamento para o bruxismo, que incluem aplicação do botox ou ainda a tradicional placa dentária. A seguir, veja como funciona cada tipo de tratamento.
Aplicação do botox
Uma das formas de combater o bruxismo é por meio da aplicação da toxina botulínica, que é usada para diminuir o tônus muscular e, consequentemente, a força da mastigação.
A substância interfere diretamente no funcionamento dos músculos, realizando a inibição da contração muscular. Aplicada no próprio consultório odontológico em Vitória – ES, na região dos músculos da mastigação, a fim de bloqueá-los.
Desta forma, mesmo que haja tensão, estresse e alterações psíquicas (causas comuns do bruxismo), o músculo, bloqueado pelo Botox, não consegue contrair de forma involuntária durante o sono. Para dar início a esse tipo de tratamento para bruxismo, o dentista primeiramente realiza um diagnóstico, para verificar as condições do caso e desenvolver o planejamento.
Os efeitos iniciais podem ser percebidos cerca de 48 horas após as aplicações e o tempo de permanência da toxina botulínica pode variar de acordo com diversos fatores, mas em média a duração é de cerca de seis a oito meses. Depois desse período, a recomendação é fazer novamente a aplicação do botox para que os efeitos possam ser mantidos.
Uso da placa dentária
A placa dentária de acrílico também é uma técnica adotada no tratamento para o bruxismo. Seu objetivo é impedir que o paciente continue a ranger os dentes, através de uma placa de acrílico irá travar os dentes, fazendo com que os dentes deslizem sobre ela.
Essas placas dentárias são prescritas pelo dentista e devem ser usadas no período noturno. A princípio, o profissional faz um molde dos dentes do paciente e encaminha ao laboratório odontológico poder criar sua própria placa noturna customizada.
Problemas que o bruxismo pode causar quando não tratado
Desgaste do esmalte dentário
Não buscar o tratamento para o bruxismo pode trazer sérios prejuízos a saúde bucal, entre elas está o desgaste do esmalte dentário. Isso porque, a força exercida na fricção dos dentes faz com que o esmalte seja desgastado aos poucos, com isso os dentes vão ficando tortos, assimétricos e menores, até chegarem ao ponto de expor a dentina, parte muito sensível dos dentes.
Retração gengival
O bruxismo também pode provocar o problema de retração gengival, uma alteração comum que se caracteriza pela diminuição da porção de gengiva que recobre o dente, expondo a sua raiz, o que leva a que os dentes fiquem com um aspeto “descarnado”.
Dentes quebrados ou lascados
A força ocasionada no bruxismo pode fazer com que os dentes fiquem quebrados ou lascados.
Dores diversas
A tensão e força excessivas também provocam dores diversas que se manifestam principalmente na cabeça, nos ombros, maxilar, ouvidos, pescoço e costas. Essas dores podem vir seguidas de tonturas, vertigens e zumbido no ouvido.
Problemas de ATM
E por último, mas não menos importante estão os problemas de ATM que pode surgir através do bruxismo. Isso acontece, devido a força realizada pelo maxilar levar ao desgaste ósseo, e com isso, manifestar-se o problema na articulação temporomandibular.
Geralmente, o início começa a surgir pequenos estalos, além do paciente perceber um certo grau de dificuldade para mastigar ou movimentar o maxilar. Com o passar do tempo, as dores se tornam constantes e trazer impactar negativamente na fala e dificuldade para abrir a boca.
Além dos mais, o desgaste da articulação pode fazer com que o maxilar desloque, o que causa uma dor intensa e quando o problema se agravar a esse ponto, muitas vezes, somente a cirurgia poderá ser a solução.
Portanto, ao sentir fortes dores de cabeça e na mandíbula constantes e certa dificuldade na hora de mastigar alguns tipos de alimentos, procure por um consultório odontológico para fazer uma avaliação do caso e encontrar o tratamento adequado.