Embora muitos não saibam, certos hábitos em conjunto com uma alimentação inapropriada podem levar a perda do esmalte do dente, o que contribui para o surgimento de doenças bucais, trazendo consequência irreversíveis. Por isso a importância de cuidar bem da higiene bucal como ela merece.

Como acontece a perda do esmalte do dente?

O dente sem esmalte é caracterizado pelo desgaste que ocorre devido a maus hábitos e o consumo de determinados alimentos, mas afinal, como identificá-los? Infelizmente, nem sempre é possível identificar facilmente o problema no estágio inicial, pois, quando os sintomas começam a aparecer é porque já houve um grande desgaste nos dentes.

Portanto, a recomendação é procurar um consultório odontológico periodicamente, de preferência a cada seis meses para o profissional fazer a avaliação.

Normalmente um dos primeiros sintomas da perda do esmalte do dente é a grande sensibilidade encontrada ao consumir doces e alimentos, ou bebidas quentes ou frias. Em casos que o estágio já esteja muito avançado, o quadro pode piorar ainda mais, resultando em fortes dores, aparecimento de manchas e até rachaduras.

Descubra as principais causas da perda do esmalte do dente

Escovação inadequada

A perda do esmalte dentário possui diversas causas, e por isso, ela afeta pessoas de todas as idades e dentre as principais está a escovação inadequada. Isso porque, ter uma boa higiene bucal é imprescindível para quem deseja ter dentes bonitos e saudáveis para a vida toda. No entanto, alguns hábitos durante a escovação causam prejuízo ao esmalte dentário.

Tome cuidado com o uso de escovas de cerdas duras e o costume de colocar muita força durante a escovação, pois tais hábitos agridem o esmalte, causando desgaste ao longo do tempo.

Uso de cremes dentais abrasivos

Outra questão que merece atenção é o uso de cremes dentais abrasivos, pois ao invés de clarear os dentes, podem trazer danos ao esmalte dentário, quando usados durante um longo período. Portanto, para preservar esse mineral e evitar a perda do esmalte do dente é preciso escolher pastas que não causem atrito.

Bruxismo

O bruxismo, o ato involuntário de ranger e apertar os dentes também é outro causador da perda de esmalte dentário. Isso acontece devido ao atrito que ocorre entre a arcada dentária superior e inferior. Existem tratamentos para este tipo de problema que vão desde placas a aplicação de toxina botulínica.

Alimentação inadequada

O consumo excessivo de alimentos e bebidas açucaradas e com grande teor de acidez alteram o PH natural da saliva, deixando a boca ácida e contribuindo para o desgaste do esmalte do dente. Isso significa que é importante adotar hábitos de alimentação mais saudáveis e procurar evitar consumir doces em excesso.

Cáries

Quando um dente está com cárie significa que está cheio de bactérias, esses microrganismos produzem ácidos que, aos poucos, causam a desmineralização do esmalte dentário.

Problemas na mordida

O desalinhamento dentário também contribui para o desgaste do esmalte dos dentes. Pacientes com problemas na mordida são fortes candidatos a desenvolver o problema, pois, o processo de mastigação é prejudicado, gerando a perda do mineral.

Refluxo gastroesofágico

Pacientes que sofrem de gastrite também podem sofrer com a erosão do esmalte dentário. Isso acontece porque o refluxo leva ácidos contidos no estômago para a boca, deixando a saliva ácida e contribuindo para o desgaste nos dentes.

Traumas e maus hábitos

Pancadas na boca podem causar traumas na estrutura dentária. Por isso, quem pratica esporte deve proteger bem essa região. Além disso, pessoas que têm o hábito de morder tampas de caneta a abrir objetos com os dentes correm um sério risco de prejudicar sua estrutura dentária.

Como recuperar o esmalte do dente

A perda do esmalte do dente é um problema grave que pode trazer sérias consequências para a saúde bucal do paciente. Felizmente, é possível reverter o quadro e restaurar a estrutura dentária do paciente. Na realidade, o tratamento varia de acordo com a causa do problema, mas vamos às opções disponíveis.

• Aplicação de flúor e uso de produtos específicos
  • Restaurações, coroas e blocos
  • Uso de placas miorrelaxantes